Das
discussões acaloradas sobre o time do coração à busca por um contato mais
permanente com os clientes, as redes sociais online estão cada vez mais presentes em nosso
dia a dia. No âmbito profissional, elas ajudam a construir
network, trocar informações, divulgar portfólio, enfim, colaboram para que
empresas ou profissionais se mantenham diariamente presentes na dinâmica de
seus públicos de interesse.
Dessa
forma, equilibrar a vida pessoal com os aspectos profissionais se torna um
desafio constante. Saber como se portar no ambiente digital e ter uma boa
estratégia de comunicação são fundamentais para o sucesso do corretor, por
isso, hoje, separei 5 dicas poderosas que poderão potencializar o comportamento
no mundo online e assim contribuir de forma efetiva para bons resultados no
offline.
1.
Atente-se ao seu cartão de visitas
No universo
online podemos nos relacionar com diversas pessoas, sejam elas conhecidas ou
que ainda iremos conhecer. Esta característica é exatamente o que mais nos
fascina e atrai a nossa atenção para as redes sociais online. Portanto,
atente-se ao escolher a imagem que irá te representar. Ela, na maioria das
vezes, é o seu cartão de visitas e dirá muito sobre você.
No entanto,
compreenda, não quero dizer que a melhor imagem para representar um corretor de
imóveis deva ser séria ou sisuda a fim de passar mais credibilidade. Sua foto
deve, na realidade, transmitir aquilo que você é, mas sem exageros. Bom senso é a chave do sucesso.
2. Cuidado
com o que publica
As redes
sociais podem ser consideradas como a nossa casa, portanto imagine como
gostaria que as pessoas se comportassem e quem gostaria de receber, mas
lembre-se: você é o “espelho” para os seus “convidados”. Não adianta ter um
comportamento agressivo e esperar um retorno acolhedor e fraterno.
Por mais
que tentemos dissociar a vida online da offline, a linha entre real e
virtual é muito tênue, portanto suas ações no ambiente digital terão impactos no mundo fora
da tela do computador ou smartphone e vice-versa.
Por isso,
não faça do seu perfil nas redes sociais um grande “muro de lamentações” ou uma
“eterna festa”. Utilize o seu perfil para alavancar a sua imagem e extrair o
que cada rede tem de melhor para oferecer.
Outra dica
que dou é limitar certos “amigos” que podem marcá-lo indevidamente em
comentários ou fotos inapropriadas para os objetivos que almeja conquistar com
as suas redes e, assim, acabar expondo coisas desnecessárias e que podem te
prejudicar.
3.
Atente-se ao escrever
Cuidado! O
uso excessivo de palavras abreviadas e os erros de português ao escrever podem
ser letais e acabar com a sua imagem nas redes sociais online.
Escrever
bem, organizando corretamente as ideias e utilizando adequadamente as regras
gramaticais deve ser um objetivo a ser almejado por todo bom profissional. Uma
forma fácil e prazerosa para melhorar a escrita se dá por meio do hábito da
leitura.
Lendo mais
temos a oportunidade de aprender novas formas de escrita e também ficamos mais
familiarizados com as regras gramaticais. Além disso, a leitura amplia os
nossos horizontes de interação, possibilitando um maior diálogo com os
diferentes públicos com os quais nos relacionamos diariamente, pois por
intermédio dos livros, revistas e sites melhoramos o nosso repertório cultural
e nosso vocabulário.
Ler é um
ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
4. Defina o
que deseja
Definir o
que deseja ao ter um perfil nas redes sociais online é a melhor estratégia para
escolher a maneira assertiva de se comunicar e com quem irá se comunicar. Com
isso, é importante fazer uma pesquisa e uma verdadeira imersão em cada rede
social na qual pretende criar um perfil para entender as potencialidades e a
função de cada uma.
Pinterest, Facebook, Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e tantas outras. Cada uma destas redes tem
uma particularidade. Entendê-las e saber adequar-se a elas lhe dará a
oportunidade de extrair melhor a riqueza que elas têm a oferecer.
5. Promova
discussões
Interaja,
posicione-se, relaciona-se. As pessoas querem saber sua opinião. Isso
gera relevância para o corretor.
Nessas
redes, compartilhamos dicas e análises sobre o mercado e temos a oportunidade
de aumentar a nossa rede de contato no Linkedin e no Facebook, por exemplo.
Esse
relacionamento aumenta a chance das pessoas se interessarem pelo seu trabalho
e, por consequência, a troca de informações e experiências ajuda a construir o
seu diferencial no mercado.
Por fim, é
importante saber que a rede social online é uma vitrine, e isso independe do
canal onde você tenha um perfil. Portanto, utilize-a com consciência.
Apresente-se e conte um pouco da sua história e crenças. Lembre-se, tanto os
seus defeitos quanto as qualidades aparecem de forma mais nítida nas
redes sociais.
Em algumas
ocasiões você pode até tentar minimizar os seus defeitos, mas tenha a certeza
de que, com o relacionamento diário, elas vão aparecer. O grande segredo para o
sucesso neste ambiente é compreender que a rede social online deve mostrar
aquilo que você é no mundo offline, logo, não mascare a realidade ou crie
personagens.
Na web, sua
imagem é construída a partir do que você compartilha, desse modo, cuidado,
atenção e educação devem ser elementos vitais para sua vida digital.
Estas foram
algumas das nossas dicas. Ajude-nos a deixar este post ainda mais rico e
compartilhe conosco um pouco da sua prática nas redes sociais online. Vamos
quebrar as regras! Até o próximo click.
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